quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Guerra Fria

Guerra Fria

CAUSAS
O que levou a guerra fria foi que os Estados Unidos queriam impedir o avanço socialista, e a URSS queria o avanço do socialismo.Então, os dois entraram em uma disputa, mas não de guerra, e sim de tecnologia,etc.

Período clássico

Período inicial de configuração e organização interna entre as duas potências. Neste momento a URSS encontrava-se arrasada após a Segunda Guerra Mundial, com mais de 20 milhões de mortos.

- Plano Marshall (1947): recuperar as economias europeias, integrando-as ao sistema capitalista, com recursos dos Estados Unidos. Stalin proíbe países do leste europeu de aceitar os recursos.
- Criação da OTAN (1949) e, em resposta, do Pacto de Varsóvia (1955)
- Bloqueio soviético aos setores "ocidentais" de Berlim (1948-49) e criação da República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e da República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) em 1949.
- Muro de Berlim (1961)
- Guerra da Coréia (1950-53) e divisão do país em Coréia do Sul e Coréia do Norte
- Revolução Cubana de 1959 e Crise dos Mísseis de Cuba de 1962.

Coexistência pacifica

- Guerra do Vietnã (1964-1973);
- Guerra Civil de Angola (1975);
- A invasão soviética do Afeganistão (1979);
- boicote das Olimpíadas de Moscou em 1980 pelos norte-americanos.

Nova

Este período é assim denominado porque os EUA voltam com força total, gerando uma nova corrida armamentista. A URSS entra em decadência e acaba colapsando neste momento.

- Eleição de Ronald Reagan; pedido de aprovação do "Guerra nas Estrelas" - sistema de defesa orbital contra mísseis soviéticos;
- ascensão de Gorbatchev na URSS (reforma econômica - Perestroika - e política - Glasnost): pregração pacifista e proposta de redução dos arsenais nucleares;
- derrubada do muro de Berlim;
- fim dos governos socialistas no leste europeu.

Fim da guerra fria

Este período é assim denominado porque os EUA voltam com força total, gerando uma nova corrida armamentista. A URSS entra em decadência e acaba colapsando neste momento.

No começo da década de 1990, o presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev começou a implementar a Glasnost (reformas políticas priorizando a liberdade) e a Perestroika (reestruturação econômica). A União Soviética estava pronta para deixar o socialismo, ruma a economia de mercado capitalista, com mais abertura política e democrática. Na sequência, as diversas repúblicas que compunham a União Soviética foram retomando sua independência política. Futuros acordos militares entre Estados Unidos e Rússia garantiriam o início de um processo de desarmamento nuclear.


Muro de Berlim
O muro marcou a separação de Berlim capitalista e Berlim socialista. Ele foi construído pela URSS para evitar uma crise na sua parte e impedir que as pessoas fossem para o lado capitalista.A cada ano a URSS melhorava o muro para cada vez menos gente conseguir passar.Ele foi destruído em 1985 o que foi um marco na história da Alemanha.


Resultado de imagem para imagens da guerra fria






Resultado de imagem para imagens da guerra fria



quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Ilhas Marshalls

As ilhas Marshalls pertencem a Micronésia. Embora independente, o país desfruta de uma "livre associação" com os EUA, que são responsáveis pela segurança e defesa das Ilhas Marshall. A moeda oficial do país é o dólar, e as línguas oficiais são o inglês e o marshallês.

O atol mais populoso é Majuro, que serve igualmente como capital do país. Mais de 90% da população é composta por marshallinos étnicos, a maioria dos quais professam religiões neo-pentecostais, pertencendo à Igreja Unida de Cristo ou a Assembleias de Deus. Embora as Ilhas Marshall tenham sido povoadas por micronésios no Segundo milénio a.C., pouco se sabe da história primitiva das ilhas. 

A população das ilhas Marshall é de origem micronésia, e segue uma religião protestante (cerca de 90% da população). Tem uma expectativa de vida de 66 anos, e a taxa de mortalidade infantil é de 39 por cada mil crianças. As Ilhas Marshall dividem-se em 33 municípios, que correspondem às ilhas e atóis habitados. Sua economia depende quase que 100% dos norte americanos é uma economia de subsistência, vivem basicamente da agricultura e  da pesca. 

Em nossa opinião, as ilhas Marshall são muito bonitas, mas, apesar da beleza, não deve ser um lugar bom para morar, pois não tem uma economia forte, depende dos americanos.