quinta-feira, 14 de maio de 2015

Olá, pessoal! Criamos esse blog para trazer algumas informações sobre diversidades mundiais para vocês!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Romênia

Após a Revolução Romena de 1989, a nação começou uma transição para a democracia e a economia de mercado capitalista.
Desde então, os padrões de vida da população têm tido uma grande melhoria e, atualmente, a Romênia é um país de renda média-alta com um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) desde 2004 e faz parte da União Europeia desde 2007. Após um rápido crescimento econômico na década de 2000, o país tem uma economia predominantemente baseada em serviços e é um produtor e exportador de máquinas e de energia elétrica, com empresas como a Automobile Dacia e OMV Petrom. Cerca de 90% da população se identifica como praticantes da Ortodoxia Oriental e são falantes nativos do romeno, uma língua românica. Com uma rica história cultural, a Roménia tem sido o lar de artistas, músicos e inventores influentes e apresenta uma variedade de atrações turísticas. como o "Castelo do Drácula".


O crescimento do PIB deve ficar por volta de 8% em 2004 e por volta de 6-7% em 2005. O desemprego na Romênia está nos 6,2% (2004), valor muito baixo se comparado a outros países europeus. A Romênia foi convidada pela União Europeia em dezembro de 1999 a iniciar as negociações de entrada. A sua adesão foi aprovada em 2005 junto com a Bulgária.
Apesar das nítidas melhorias, a Romênia ainda enfrenta vários problemas-chave: corrupção elevada em quase todos os níveis da sociedade, falta de transparência a respeito dos gastos públicos, falta de competitividade econômica - especialmente no sector agrícola -, um certo grau de desemprego em áreas rurais e um ritmo lento de reformas no sector público da economia. A liberdade de imprensa geralmente é garantida, mas algumas pressões econômicas e administrativas determinam que a mídia reflita especialmente os aspectos positivos ou neutros da sociedade ao invés dos aspectos negativos ou críticas dirigidas ao governo. A Romênia recebeu em outubro de 2004 a muito desejada "economia de mercado funcional" pelos oficiais da UE, com algumas reservas - relacionadas especialmente aos aspectos mencionados acima.

2002 e 2003 foram anos economicamente bem sucedidos, e atualmente o crescimento do PIB está previsto para ser de 4.5% ao ano. A economia cresceu 6,6% na primeira metade de 2004, e 7,0% (ano sobre ano) no segundo trimestre de 2004, marcando a maior taxa de crescimento na região. O salário bruto médio por mês na Romênia é de 1855, equivalendo a US$ 627 (maio de 2009).

Reino Unido

O Reino Unido é uma união política12 de quatro "países constituintes": EscóciaInglaterraIrlanda do Norte ePaís de Gales. O governo é regido por um sistema parlamentar, cuja sede está localizada na cidade deLondres, a capital, e por uma monarquia constitucional que tem a rainha Isabel II como a chefe de Estado. As dependências da Coroa das Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas) e a Ilha de Man (formalmente possessões da Coroa), não fazem parte do Reino Unido, mas formam uma confederação com ele.13

O Reino Unido é um país desenvolvido, com a sexta (PIB nominal) ou sétima (PPC) maior economia do mundo. Ele foi o primeiro país industrializado do mundo e a principal potência mundial durante o século XIXe o começo do século XX,15 mas o custo econômico de duas guerras mundiais e o declínio de seu impériona segunda metade do século XX reduziu o seu papel de líder nos temas mundiais. O Reino Unido, no entanto, permaneceu sendo uma potência Importante, apresenta forte influência econômica, cultural, militar e política, sendo uma potência nuclear, com o terceiro ou quarto (dependendo do método de cálculo) maior gasto militar do mundo. É um Estado-membro da União Europeia, tem um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas e é membro do G8, da Organização do Tratado do Atlântico Norte(OTAN), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Comunidade das Nações.

PIB
-total 2,847 trilhões de dólares.
-per capita 44 141 mil dólares.


                      

Albânia

A Albânia é um dos países mais pobres da Europa, com metade da população economicamente ativa Está acoplada ainda à agricultura e com um quinto trabalhando no exterior.
O país tem que tratar de uma taxa de desemprego elevada, de corrupção no governo e do crime organizado. A Albânia é ajudada financeiramente pela Itália e Grécia, das quais também importa muito, além de exportar pouco.
O dinheiro vem de empréstimos e de refugiados que trabalham no exterior.
Uma porcentagem importante da renda nacional da Albânia vem do turismo, representando 10% de seu PIB, e este número deverá aumentar na próxima década. A Albânia acolheu cerca de 4,2 milhões de visitantes em 2012, principalmente de países vizinhos e da União Europeia. Em 2011, a Albânia foi listado como o destino turístico top a nível mundial.

PIB
-total 24 milhões de dólares
-per capita 8000 mil dólares

França

A França é um dos países mais desenvolvidos do mundo,9 possui a quinta maior economia do mundo por PIBnominal, a nona maior por paridade do poder de compra e a segunda maior de toda a Europa.10 O país goza de um alto padrão de vida, bem como um elevado nível de escolaridade pública, além de ter uma das mais altas expectativas de vida do mundo.11 A França foi classificada como o melhor provedor de saúde pública do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).12 É o país mais visitado no mundo, recebendo 82 milhões de turistas estrangeiros por ano.13


A França tem o terceiro maior orçamento militar do mundo , a terceira maior força militar da OTAN e o maior exército da União Europeia, além de ser um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e possuir o terceiro maior número de armas nucleares do mundo. O país é um dos membros fundadores da União Europeia e possui a maior área e a segunda maior economia do bloco. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro daFrancofonia, do G8, do G20, da OTAN, da OCDE, da OMC e da União Latina.


A França tem uma economia mista que combina a iniciativa privada extensa (cerca de 2,5 milhões de empresas registradas)83 84 com substanciais (embora em declínio85 ) empresas estatais e intervenção do governo. O governo mantém considerável influência sobre segmentos-chave dos setores de infra-estrutura, com participação majoritária em estradas de ferroeletricidadeaviõesusinas nucleares e telecomunicações.O país vem relaxando gradualmente o controle sobre estes sectores desde o início dos anos 1990.85 O governo está lentamente corporatizando o setor estatal e vendendo participações na France TélécomAir France, assim como ações, seguros e indústrias de defesa.85 A França tem uma importante indústria aeroespacial liderada pelo consórcio europeu Airbus e tem o seu próprio espaçoporto nacional, o Centro Espacial de Kourou.


 Em 2009 a França foi 6º maior exportador do mundo e o 4º maiorimportador de produtos manufaturados. Em 2008, a França foi o terceiro maior destinatário de investimentos estrangeiros diretos nos países da OCDE em 117,9 bilhões dólares, atrás de Luxemburgo (onde o investimento estrangeiro direto foi de transferências essencialmente monetárias aos bancos localizados no país) e dos Estados Unidos (316.100 milhões dólares), mas acima do Reino Unido (96,9 bilhões dólares), Alemanha (US $ 24,9 bilhões) e Japão ($ 24,4 bilhões).No mesmo ano, as empresas francesas investiram 220.000 milhões de dólares fora da França, classificando a França como o segundo mais importante investidor externo direto no âmbito da OCDE, atrás dos Estados Unidos (311,8 bilhões de dólares) e à frente do Reino Unido (111,4 bilhões de dólares), Japão (128 bilhões de dólares) e Alemanha (156,5 bilhões de dólares).


PIB francês (nominal)
-total 2,902 trilhões de dólares.
-per capita 45 383 mil dólares.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Alemanha

A Alemanha é um dos países mais desenvolvidos da Europa localizado na Europa Central. É limitado a norte pelo mar do Norte, Dinamarca e pelo mar Báltico, a leste pela Polônia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. 



As indústrias metalúrgicas e químicas têm um significante papel na economia da Alemanha, enquanto naagricultura, a média propriedade familiar, altamente mecanizada predomina. A cidade de Frankfurt é o principal centro financeiro da Alemanha e da União Europeia , onde está localizado o Banco Central Europeu e a Bolsa de Valores de Frankfurt. As indústrias e as empresas do setor terciário da Alemanha são bem dispersas pelo país, o que provoca grande tráfego aéreo e rodoferroviário. O país é o sexto no ranking de competitividade.Na nossa opinião, a Alemanha é um dos países mais desenvolvidos no mundo e uma das maiores economias mundiais. Apresenta uma grande indústria bélica e grandes centros industriais. O único grande problema deles é que a população é muito velha e não tem muita mão-de-obra.

O PIB alemão é de 3 123 milhões e está em sexto lugar e o PIB per capita e de 39 100.





Portugal

Portugal e um dos países menos desenvolvidos da Europa um país soberano unitário localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais a ocidente do continente europeu.




Portugal também continua a ser o país com o menor PIB per capita entre as nações da Europa Ocidental e o que apresenta um dos mais altos índices de desigualdade econômica entre os membros da União Europeia.156 Em 2007, o fraco desempenho da economia portuguesa foi explorado pela revista The Economista, que descreveu Portugal como o "novo homem doente da Europa". Em 6 de abril de 2011, após o início da crise económica de 2008 e o aprofundamento da crise da dívida pública da Zona Euro .

O PIB de Portugal per capita e de 16.198 e o PIB nacional e de 227,3 bilhões por ano.

Na nossa opinião, Portugal já foi uma das grandes potências, mas hoje não é tanto, pois ela está em uma grande crise econômica; porém, nós achamos que em questão de 10 anos ela já estará novamente entre as grandes potências da Europa e até do mundo.